PROJETOS PARA 2016
OS PROJETOS DO "PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" QUE FARÃO PARTE DA ROTINA DOS ALUNOS DA EMEF PEDRO GERALDO SCHUNCK NESTE ANO SÃO:
- BASQUETE FEMININO - PROFESSOR SÉRGIO
5ª feira - 16:50h - 18:20h
- DANÇA - PROFESSORA VILMA
4ª feira - 16:05h - 17:35h (TURMA 2)
- FUTSAL MASCULINO - PROFESSOR SÉRGIO
5ª feira - 12:45h - 14:15h
- HORTA - PROFESSORA LILIAN
5ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 2)
- LEITURA DE POESIA - PROFESSORA PAULINHA
6ª feira - 14:35h - 16:05h
- PROJETO BAIRRO DE LEITORES - PROFESSORA PAULINHA
É um projeto que não tem dia e horário para acontecer, pois não são as crianças que vêm até a unidade para realizar o projeto e sim, os livros da sala de leitura que são levados para casa pelas crianças, para que estes sejam lidos com e por toda a família. É um projeto que visa dar acesso à leitura além dos muros da escola e de nossas crianças. Como afirma a Professora Paula em uma entrevista realizada pelo nosso repórter mirim Iago (4º C)
- PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE MATEMÁTICA - PROFESSORA ELOÍZA
5ª feira - 12:00h - 12:45h
6ª feira - 12:00h - 12:45h
- PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - PROFESSORA DUARTE
3ª feira - 10:20h - 11:50h / 13:30h - 15:00h
4ª feira - 09:35h - 11:05h / 12:00h - 13:30h
5ª feira - 12:00h - 13:30h
6ª feira - 12:00h - 13:30h
- PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - PROFESSORA LILIAN
6ª feira - 12:00h - 13:30h
- SCHUNCK COMUNICA (JORNAL, BLOG E FACEBOOK ESCOLAR) - PROFESSRORA JULIANA
5ª feira - 16:50h - 18:20h (TURMA 2)
- STOP MOTION (ANIMAÇÃO) - PROFESSORA JULIANA
5ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 2)
- TEATRO - PROFESSORA MEIRE
4ª feira - 12:00h - 12:45h
5ª feira - 16:05h - 16:50h
- XADREX - PROFESSOR EDUARDO
5ª feira - 12:00h - 13:30h
PROJETO DIVERSIDADE
PROJETOS 2015
PENSAMENTO QUE ABRIU NOSSO ENCONTRO QUE DEFINIU O PROJETO SOBRE A DIVERSIDADE:
"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" (Boa Ventura de Souza Santos)
PROJETO DIVERSIDADE
Neste ano a diversidade é tema de um dos projetos interdisciplinares que acontecem na escola. E para iniciar o assunto os alunos dos 5º anos assistiram ao filme “Ponte para Terabítia”. Confira abaixo relato da aluna Larissa e da Profª Adriana do 5º A:
Depois de termos assistido “Ponte para Terabítia” discutimos a diversidade no filme em comparação com a nossa escola, e o principal ponto destacado foi o bulling. Assim como no filme, na nossa escola foi relatado que em alguns momentos criamos situações desagradáveis, colocando os colegas em situações de ridículo.
(Larissa 5ºA e Profª Adriana)
PROJETOS 2015
PENSAMENTO QUE ABRIU NOSSO ENCONTRO QUE DEFINIU O PROJETO SOBRE A DIVERSIDADE:
"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" (Boa Ventura de Souza Santos)
PROJETO SOBRE DIVERSIDADE TRABALHADO EM JEIF E REUNIÕES PEDAGÓGICAS.
Músicas:
DIVERSIDADE
Significa
variedade, pluralidade, diferença. É tudo o que caracteriza diferença e
múltiplo.
Diversidade
é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se
diferenciam entre si. Existem a diversidade cultural, biológica, étnica,
linguística, religiosa, econômica, física, etc.
PRECONCEITO
Preconceito
é um juízo pré-concebido, uma ideia formada antecipadamente, sem fundamento. E
se manifesta em atitude discriminatória, diante de pessoas, crenças,
sentimentos e tendências de comportamento.
O
preconceito pode ocorrer de forma banal ou até se transformar em raiva e
hostilidade. Pessoas podem ser exploradas e oprimidas como fruto de
personalidade intolerante que resulta do preconceito.
GERADORES DE
PRECONCEITO
Falta
de respeito e intolerância são os causadores de tantas discussões, brigas e
tragédias com fundo discriminatório.
“Racismo e preconceito entre as
pessoas é quando elas discutem pela cor, gênero, deficiência, idade, ou
qualquer outra diferença, e quem sofre mais são os pobres e os negros por que
os ricos desprezam os pobres e os negros sofrem por causa dos brancos”.
(Adriely)
“Se a pessoa não for boa, ela não vai
respeitar o outro. Por exemplo: só por que ela é rica acaba mal tratando o
outro que é pobre, eu entendo que não se pode julgar a pessoa por sua aparência
e sim pelo que ela é por dentro. E, também quando alguém tem alguma deficiência
e a outra não, não podemos achar que somos melhores que elas só porque não
somos deficientes”.(Beatriz)
“Diversidade gera preconceito e
preconceito é quando a pessoa não aceita a diferença
do outro”. (Kaio)
“Preconceito é quando algumas
pessoas pensam que são
melhores do que a outra
só por que são mais bonitas
nas festas da
escola, ou porque é branca e a outra
pessoa é de outra cor”.(Grazielli)
“O que entendi foi que não podemos
julgar as pessoas pelo jeito que elas são”. (Samyra)
AÇÃO AFIRMATIVA
“Entendi sobre ação afirmativa, quando
várias instituições criam projetos para que as pessoas parem de achar que elas
são melhores que os outros só porque são
brancos, negros, ricos, bonitos ou até mesmo inteligentes”.(Beatriz)
“Ação afirmativa é quando uma
instituição tenta ensinar às pessoas a não ter preconceito ou outras coisas ruins relacionadas com a
diversidade”.(Kaio)
“Eu entendi que ação afirmativa são
quando as instituições e as ONGs ensinam
que nós não devemos ter preconceito e racismo”.(Antônio)
Com
essas afirmações pode-se entender a ação afirmativa como uma política de
promoção de igualdade, fortalecimento da inclusão. Uma atitude de instituições
de propiciar a igualdade. Dentro deste contexto a EMEF Pedro Geraldo Schunck
está fazendo sua parte, promovendo uma ação afirmativa com os alunos, para que
estes levem para o seu entorno e todos possam fazer parte do processo de
mudança.
Abaixo
segue a lista de livros que todas as professoras de sala irão trabalhar com
seus alunos, relacionados à Diversidade, neste ano de 2015:
TARDE
1º
ANO A – Profª Geni - Cantigas e Parlendas.
1º
ANO B – Profª Daniela - Diversidade (Tatiane Berlinke).
2º
ANO A – Profª Elis - O Menino e o Menino Marrom (Ziraldo).
3°
ANO A – Profª Juliana
Livros:
· Simplesmente
diferente (Mônica Picavêa)
· O
Perfume do Mar (Jonas Ribeiro).
· Menino
de Todas as Cores (Luisa Ducla Soares)
Músicas:
· É
tão lindo (Roberto Carlos e Simony)
· Ninguém
é igual a ninguém (Milton Karam)
· Ser
diferente é normal (Conjunto som na sala)
3°
ANO B – Profª Deuza
· Orelhas
de Mariposa (Luisa Aguilar e André Neves)
· Peppa
(Silvana Rando)
· Tudo
bem ser diferente (Todd Parr)
· Nós
(Eva Furnari)
3°
ANO C – Profª Ione
· Grunter,
a história de um porco insuportável ( Mike Jolley)
· Betina
(Nilma Lino Gomes)
· Quem
tem Medo do Ridículo? (Ruth Rocha)
4º
ANO C – Profª Valéria
· Pretinha,
Eu ? (Julio Emilio Braz)
- Diversidade.
MANHÃ
4º
ANO A – Profª Valéria
4º
ANO B – Profª Eloísa
5º
ANO A – Profª Adriana
5º
ANO B – Profª Márcia
5º
ANO C – Profª Lilian
5º
ANO D – Profª Izilda
5º
ANO E – Profª Luciene
Todas
as professoras dos 4ºs e 5ºs anos do período da manhã, irão trabalhar com os
mesmos livros, que são:
· Árvore
dos Sentimentos (Todd Parck)
· De
todas as cores
E,
também trabalharão com músicas:
· Moradias
(Chico Buarque)
· Tudo
o que eu sinto (Arnaldo Antunes)
· Diversidade
(Lenine)
Projetos
2015 da escola E.M.E.F Pedro Geraldo
Schunck
Basquete Profº Sérgio
Blog Profª Juliana
Clube de Ciências Profª Daniela
Dança Profº SérgioClube de Ciências Profª Daniela
Entrevista com a professora Dani
1) O que te motivou a realizar este
projeto de ´´clube de ciências´´?
A curiosidade dos alunos e ensinar o conceito
científico do que realizamos em nosso dia a dia
2) O que tem de diferente das aulas de ciências da sala
de aula?
Realizamos experiências de acordo
com as curiosidades dos alunos, não seguimos os conteúdos aprendidos em sala de
aula.
3) Como seus alunos participam das
aulas?
Eles participam trazendo curiosidades, na roda de conversa, com informações
sobre o assunto, realizando as experiências e elaborando as conclusões que
chegamos sobre a curiosidade estudada.
ALUNOS: TODOS
O que você está achando do projeto ‘’CLUBE DE CIÊNCIAS’’?
Divertido e interessante porque através das experiências descobrimos “coisas”
novas e tiramos nossas dúvidas sobre o que queremos saber.
Futsal Profº Sérgio
Horta Profº Sérgio
Imprensa Jovem Profº Eduardo
Jornal Profº Douglas
Mediador de leitura Profª Paulinha
Monitor de informática Profº Eduardo
Teatro Profª Rose Meire
Entrevista com a professora Rosemeire
Entrevista com a professora Rosemeire
1) Por que você quis fazer o projeto teatro?
Evolução dos alunos quando eles apresentam uma peça teatral.
2) O que você achou da apresentação no sarau literário deste ano?
Fiquei muito feliz porque tudo deu certo e foi um sucesso.
3) Vocês irão se apresentar fora da escola?
Temos planos de fazer apresentação na creche ao lado da escola.
4) É fácil e legal ensaiar com os alunos? É fácil porque os alunos são interessados e adoram participar.
Além da professora, a aluna Isadora do 3º B que também participa do projeto bateu um papo com a equipe do jornal.
1) Por que você entrou no projeto teatro?
2) O que você acha de seu desempenho no projeto?
Sim, acho que fui bem. E quero apresentar mais peças.
3) Como foi que você se sentiu na sua primeira apresentação?
Nervosa e com vergonha.
4) É fácil decorar as falas? Como você fez para memorizá-las?
Na verdade eu não tive falas, uma criança lia e eu representava o que ela lia (peça “A bailarina”)
5) Você gosta das aulas? Elas são divertidas?
Sim, é muito legal e eu aprendo várias coisas diferentes.
(Entrevistadores: Kaio 4ºA/ Trinity 4ºC/ Beatriz 5ºB)
(Entrevistadores: Kaio 4ºA/ Trinity 4ºC/ Beatriz 5ºB)
Xadrez Profº Eduardo
Nenhum comentário:
Postar um comentário