PROJETOS


 PROJETOS PARA 2016

OS PROJETOS DO "PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO" QUE FARÃO PARTE DA ROTINA DOS ALUNOS DA EMEF PEDRO GERALDO SCHUNCK NESTE ANO SÃO:



  • BASQUETE FEMININO - PROFESSOR SÉRGIO
         2ª feira - 15:20h - 16:50h
         5ª feira - 16:50h - 18:20h
  • DANÇA - PROFESSORA VILMA
         3ª feira - 16:05h - 17:35h (TURMA 1)
         4ª feira - 16:05h - 17:35h (TURMA 2)
  • FUTSAL MASCULINO - PROFESSOR SÉRGIO
         3ª feira - 15:20h - 16:50h
         5ª feira - 12:45h - 14:15h
  • HORTA - PROFESSORA LILIAN
         4ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 1)
         5ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 2)
  • LEITURA DE POESIA - PROFESSORA PAULINHA
         5ª feira - 14:35h - 15:20h
         6ª feira - 14:35h - 16:05h
  • PROJETO BAIRRO DE LEITORES - PROFESSORA PAULINHA
É um projeto que não tem dia e horário para acontecer, pois não são as crianças que vêm até a unidade para realizar o projeto e sim, os livros da sala de leitura que são levados para casa pelas crianças, para que estes sejam lidos com e por toda a família. É um projeto que visa dar acesso à leitura além dos muros da escola e de nossas crianças. Como afirma a Professora Paula em uma entrevista realizada pelo nosso repórter mirim Iago (4º C)
  • PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE MATEMÁTICA - PROFESSORA ELOÍZA
         4ª feira - 12:00h - 13:30h
         5ª feira - 12:00h - 12:45h
         6ª feira - 12:00h - 12:45h
  • PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - PROFESSORA DUARTE
         2ª feira - 10:20h - 11:50h / 13:30h - 15:00h
         3ª feira - 10:20h - 11:50h / 13:30h - 15:00h
         4ª feira - 09:35h - 11:05h / 12:00h - 13:30h
         5ª feira - 12:00h - 13:30h 
         6ª feira - 12:00h - 13:30h


  • PROJETO DE RECUPERAÇÃO PARALELA DE PORTUGUÊS - PROFESSORA LILIAN
         5ª feira - 12:00h - 13:30h
         6ª feira - 12:00h - 13:30h
  • SCHUNCK COMUNICA (JORNAL, BLOG E FACEBOOK ESCOLAR) - PROFESSRORA JULIANA
         4ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 1)
         5ª feira - 16:50h - 18:20h (TURMA 2)
  • STOP MOTION (ANIMAÇÃO) - PROFESSORA JULIANA
         4ª feira - 13:30h - 15:20h (TURMA 1)
         5ª feira - 15:20h - 16:50h (TURMA 2)
  • TEATRO - PROFESSORA MEIRE
         3ª feira - 10:20h - 11:50h
         4ª feira - 12:00h - 12:45h
         5ª feira - 16:05h - 16:50h
  • XADREX - PROFESSOR EDUARDO
         3ª feira - 12:00h - 13:30h
         5ª feira - 12:00h - 13:30h


 PROJETO DIVERSIDADE
Neste ano a diversidade é tema de um dos projetos interdisciplinares que acontecem na escola. E para iniciar o assunto os alunos dos 5º anos assistiram ao filme “Ponte para Terabítia”. Confira abaixo relato da aluna Larissa e da Profª Adriana do 5º A:

Depois de termos assistido “Ponte para Terabítia” discutimos a diversidade no filme em comparação com a nossa escola, e o principal ponto destacado foi o bulling. Assim como no filme, na nossa escola foi relatado que em alguns momentos criamos situações desagradáveis, colocando os colegas em situações de ridículo.

(Larissa 5ºA e Profª Adriana)



PROJETOS 2015

PENSAMENTO QUE ABRIU NOSSO ENCONTRO QUE DEFINIU O PROJETO SOBRE A DIVERSIDADE:

"LUTAR PELA IGUALDADE SEMPRE QUE AS DIFERENÇAS NOS DISCRIMINEM; LUTAR PELA DIFERENÇA SEMPRE QUE A IGUALDADE NOS DESCARACTERIZE" (Boa Ventura de Souza Santos)


PROJETO SOBRE DIVERSIDADE TRABALHADO EM JEIF E REUNIÕES PEDAGÓGICAS.

DIVERSIDADE

Significa variedade, pluralidade, diferença. É tudo o que caracteriza diferença e múltiplo.
Diversidade é a reunião de tudo aquilo que apresenta múltiplos aspectos e que se diferenciam entre si. Existem a diversidade cultural, biológica, étnica, linguística, religiosa, econômica, física, etc.

PRECONCEITO

Preconceito é um juízo pré-concebido, uma ideia formada antecipadamente, sem fundamento. E se manifesta em atitude discriminatória, diante de pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
O preconceito pode ocorrer de forma banal ou até se transformar em raiva e hostilidade. Pessoas podem ser exploradas e oprimidas como fruto de personalidade intolerante que resulta do preconceito.

GERADORES DE PRECONCEITO

Falta de respeito e intolerância são os causadores de tantas discussões, brigas e tragédias com fundo discriminatório.

“Racismo e preconceito entre as pessoas é quando elas discutem pela cor, gênero, deficiência, idade, ou qualquer outra diferença, e quem sofre mais são os pobres e os negros por que os ricos desprezam os pobres e os negros sofrem por causa dos brancos”. (Adriely)

“Se a pessoa não for boa, ela não vai respeitar o outro. Por exemplo: só por que ela é rica acaba mal tratando o outro que é pobre, eu entendo que não se pode julgar a pessoa por sua aparência e sim pelo que ela é por dentro. E, também quando alguém tem alguma deficiência e a outra não, não podemos achar que somos melhores que elas só porque não somos deficientes”.(Beatriz)

“Diversidade gera preconceito e preconceito é quando a pessoa não aceita a diferença do outro”. (Kaio)

“Preconceito é quando algumas pessoas  pensam  que são  melhores  do que  a outra  só por que  são mais  bonitas  nas  festas  da  escola, ou porque é  branca  e a outra  pessoa é de outra cor”.(Grazielli)

“O que entendi foi que não podemos julgar as pessoas pelo jeito que elas são”. (Samyra)

AÇÃO AFIRMATIVA

“Entendi sobre ação afirmativa, quando várias instituições criam projetos para que as pessoas parem de achar que elas são melhores que os outros  só porque são brancos, negros, ricos, bonitos ou até mesmo inteligentes”.(Beatriz)

“Ação afirmativa é quando uma instituição tenta ensinar às pessoas a não ter preconceito  ou outras coisas ruins relacionadas com a diversidade”.(Kaio)
“Eu entendi que ação afirmativa são quando as instituições e as ONGs ensinam  que nós não devemos ter preconceito e racismo”.(Antônio)

Com essas afirmações pode-se entender a ação afirmativa como uma política de promoção de igualdade, fortalecimento da inclusão. Uma atitude de instituições de propiciar a igualdade. Dentro deste contexto a EMEF Pedro Geraldo Schunck está fazendo sua parte, promovendo uma ação afirmativa com os alunos, para que estes levem para o seu entorno e todos possam fazer parte do processo de mudança.

Abaixo segue a lista de livros que todas as professoras de sala irão trabalhar com seus alunos, relacionados à Diversidade, neste ano de 2015:

TARDE
1º ANO A – Profª Geni - Cantigas e Parlendas.

1º ANO B – Profª Daniela - Diversidade (Tatiane Berlinke).

2º ANO A – Profª Elis - O Menino e o Menino Marrom (Ziraldo).

3° ANO A – Profª Juliana 
Livros:
·       Simplesmente diferente (Mônica Picavêa)
·       O Perfume do Mar (Jonas Ribeiro).
·        Menino de Todas as Cores (Luisa Ducla Soares)
     
Músicas:    
·       É tão lindo (Roberto Carlos e Simony)
·       Ninguém é igual a ninguém (Milton Karam)
·        Ser diferente é normal (Conjunto som na sala)

3° ANO B – Profª Deuza
·        Orelhas de Mariposa (Luisa Aguilar e André Neves)
·        Peppa (Silvana Rando)
·        Tudo bem ser diferente (Todd Parr)
·        Nós (Eva Furnari)

3° ANO C – Profª Ione
·         Grunter, a história de um porco insuportável ( Mike Jolley)
·         Betina (Nilma Lino Gomes)
·         Quem tem Medo do Ridículo? (Ruth Rocha)

4º ANO C – Profª Valéria
·       Pretinha, Eu ? (Julio Emilio Braz)
-    Diversidade.

 MANHÃ
4º ANO A – Profª Valéria
4º ANO B – Profª Eloísa
5º ANO A – Profª Adriana
5º ANO B – Profª Márcia
5º ANO C – Profª Lilian
5º ANO D – Profª Izilda
5º ANO E – Profª Luciene

Todas as professoras dos 4ºs e 5ºs anos do período da manhã, irão trabalhar com os mesmos livros, que são:
·        Árvore dos Sentimentos (Todd Parck)
·        De todas as cores

E, também trabalharão com músicas:
·        Moradias (Chico Buarque)          
·       Tudo o que eu sinto (Arnaldo Antunes)
·        Diversidade (Lenine)





Projetos 2015 da escola E.M.E.F Pedro Geraldo

Schunck



Basquete Profº Sérgio
Blog Profª Juliana

Clube de Ciências Profª Daniela
Entrevista com a professora Dani
1)   O que te motivou a realizar este projeto  de ´´clube de ciências´´?
 A curiosidade dos  alunos e ensinar  o conceito  científico do que realizamos em nosso dia a dia
  
2)    O que tem de diferente das aulas de ciências  da sala  de aula?    
 Realizamos experiências de acordo com as curiosidades dos alunos, não seguimos os conteúdos aprendidos em sala de aula.

3)    Como seus alunos participam das aulas?
Eles participam trazendo curiosidades, na roda de conversa, com informações sobre o assunto, realizando as experiências e elaborando as conclusões que chegamos sobre a curiosidade estudada.  

ALUNOS: TODOS
O que você está achando do projeto ‘’CLUBE DE CIÊNCIAS’’?

Divertido e interessante porque através das experiências descobrimos “coisas” novas e tiramos nossas dúvidas sobre o que queremos saber.







Dança Profº Sérgio
Futsal Profº Sérgio
Horta Profº Sérgio
Imprensa Jovem Profº Eduardo
 Jornal Profº Douglas
Mediador de leitura Profª Paulinha
Monitor de informática Profº Eduardo
Teatro Profª Rose Meire
Entrevista com a professora Rosemeire 

1) Por que você quis fazer o projeto teatro? 
Evolução dos alunos quando eles apresentam  uma peça teatral.    

2) O que você achou da apresentação no sarau literário deste ano? 

Fiquei muito feliz porque tudo deu certo e foi um sucesso. 

3) Vocês irão se apresentar fora da escola?  

Temos planos de fazer apresentação na creche ao lado da escola.
4) É fácil  e legal  ensaiar com os alunos? É fácil porque os alunos são interessados e adoram participar.


Além da professora, a aluna Isadora do 3º B que também participa do projeto bateu um papo com a equipe do jornal.

1) Por que você entrou  no projeto teatro?  

Porque eu achei legal e pra tirar a minha vergonha.

2) O que você acha de seu desempenho no projeto?  

Sim, acho que fui bem. E quero apresentar mais peças.

3) Como foi que você se sentiu na sua primeira apresentação?   
Nervosa e com vergonha.
4) É fácil decorar as falas? Como você fez para memorizá-las?  
Na verdade eu não tive falas, uma criança lia e eu representava o que ela lia (peça “A bailarina”)
5) Você gosta das aulas? Elas são divertidas? 
Sim, é muito legal e eu aprendo várias coisas diferentes.

(Entrevistadores: Kaio 4ºA/ Trinity 4ºC/ Beatriz 5ºB)

 
TRABALHO DE CORPO E ENSAIO PARA AS PEÇAS





 
 
Xadrez Profº Eduardo


















Nenhum comentário: